O saudoso futebol mageense.


Por Revista Start

DO BONFIM AO BARCELONA, DO GUARANY AO REAL MADRID. QUE SAUDADES DO CAMPEONATO MAGEENSE E SUAS HISTÓRIAS.

Clubes tradicionais do município estariam perdendo o carinho de moradores da região?

Que o mundo está globalizado, e o futebol faz parte deste processo ninguém duvida ou questiona, mas deixam efeitos catastróficos no futebol, em especial em Magé e região. Já perceberam como é fácil encontrar crianças jogando bola com uma camisa de time europeu?

Se você parar e perguntar para estas mesmas crianças qual as cores do uniforme do Suruiense F.C., será que conseguiria responder corretamente sem o uso de algum aplicativo de celular?

Não pretendo com este texto opinativo comparar as qualidades técnicas dos times e organizações esportivas fora do país (admito que também tenho minhas camisas de times “de fora”), apenas alertar que temos muita história e os pequeninos tem o direito de conhecer não apenas o passado, mas acompanhar o dia-a-dia e o futuro dos times locais. Ações expressivas precisam ser tomadas, se o objetivo for uma mudança de paradigmas.

Não dá pra não nos assustarmos com a cara de surpresa que alguns fazem, ao saber que o Mageense F.C. é bem maior que apenas um local para eventos musicais. Quem viu aquele expresso Bi-Campeão de Magé nos anos 90, consegue esquecer?

Acredite, as gerações mais novas não fazem ideia. Não sabem que um dos maiores clássicos da região está prestes a completar 100 anos e que Andorinhas e Guarany estão na história administrativa do futebol do Brasil. Se hoje a relação clube/empresa é algo inovador, e muitos clubes sonham com isso, Andorinhas, e Guarany inovaram, com a relação clubes/fábrica de tecido de Santo Aleixo.

Hoje, nem sites de procura podem nos ajudar com a história do futebol mageense, nossa melhor opção são as enciclopédias vivas. Moradores que vivenciaram, e testemunharam grandes momentos dos times da região. Nada que um café da tarde com seu avô ou algo do tipo não ajude. Magé é um celeiro de bons jogadores no futebol, realmente muitos, vou citar somente alguns:

Mané Garrincha

Revelado no E.C. Pau Grande, atuou e conquistou vários títulos mundiais pelo Botafogo e Seleção Brasileira.

Apelidado de anjo das pernas tortas, garrincha comemora gol jogando pelo Botafogo contra o Flamengo.

Garrinha conquistou título mundial pela seleção brasileira.

Serginho

Mora atualmente em Magé e atuou pelo América, Atlético-MG, onde disputou libertadores, foi tri-campeão mineiro e jogou no Atlético-PR e Ponte Preta.

Serginho circulado na foto coletiva do time do Atlético-MG

Júnior César

Morador de Suruí, foi Campeão da Libertadores 2013 pelo Atlético-MG; Conquistou outros títulos atuando pelo Fluminense e Botafogo; Também passou por São Paulo, Flamengo e no exterior pelo Santos Laguna do México.

Júnior César com a taça Libertadores da América em 2013 atuando pelo Atlético-MG.

Thiago Ennes

Recém campeão da Taça São Paulo de Futebol Junior 2016 pelo Flamengo, ele é cria do Andorinhas F.C.

Thiago Ennes vibrando jogando pelo Flamengo em 2016.

Entre estes nomes citados, existe uma lacuna, existe uma história, que não pode se apagar com o tempo. O primeiro passo para isso, é uma relação mais estreita entre clubes e a Secretaria de Esportes, mas o grande passo são os próprios clubes lembrarem que são grandes. Sim, são GRANDES.

Instituições que se já não são, estão próximas de se tornarem centenárias, merecem nosso carinho e admiração. Merecem respeito dos administradores de Magé. E merecem principalmente que as gerações mais novas saibam de seus feitos e glórias, os do passado, e espero que os do futuro também.

O futebol de Magé resiste, mas precisa dar um passo adiante. Vamos juntos?

Anúncios

Obrigado por deixar registrado seu comentário, o Projeto Brasileirinho agradece e por favor sempre que desejar use este canal de comunicação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s