Pais, professores: vejam como ensinar as crianças a gostarem de ler na pré-escola


leitura-na-pre-escola
Fonte: Shutterstock

A leitura é um dos hábitos mais recomendados para desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças, porém, muitas vezes o incentivo necessário para que elas passem a se interessar pelos livros chega tarde, o que pode refletir negativamente muitos anos depois, no período do vestibular, ou mesmo durante a formação universitária.

Leia também:
» Professor: como tornar mais dinâmicas suas aulas para a Educação Infantil
» 3 aplicativos para ensinar programação para crianças
» Professor: confira estratégias para ensinar crianças

Por isso, é importante que os professores da pré-escola já se envolvam no esforço de transformar os pequenos em grandes leitores ainda durante o processo de alfabetização. Uma boa maneira de despertar a curiosidade dos alunos é brincar com rimas e cantigas enquanto eles ainda não começaram a ler. A sonoridade das palavras irá ensinar alguns fundamentos básicos como a formação das sílabas para as crianças, de uma maneira divertida. Dessa forma, eles entrarão em contato com a linguagem mais cedo e provavelmente terão mais vontade de aprender.

Também é fundamental que eles tenham um bom exemplo no qual se espelhar. Nesse sentido,estabelecer parcerias com a família é uma estratégia necessária para que a leitura seja vista como um hábito praticado pelos pais, para que a criança sinta vontade de seguir o mesmo caminho. Os professores podem, por exemplo, ir à biblioteca e alugar livros infantis com os pequenos, para que eles levem para a casa e leiam com seus pais. No dia seguinte, eles podem expor a sua opinião sobre a história e compartilhar o que aprenderam com ela.

Para que a leitura seja algo natural, presente no ambiente em que a criança vive, é interessante que ela tenha fácil acesso aos livros. Espalhar alguns exemplares pela sala de aula, especialmente nos locais em que os alunos gostam de descansar ou espaços que não costumam aproveitar muito costuma ser uma medida eficaz para estimular o contato espontâneo e, por fim, o apego aos livros.

Todas estratégias, se combinadas, serão o primeiro passo para que, no futuro, seus alunos se dediquem ao aprendizado e o vejam como uma atividade prazerosa. Por isso, incentivar a leitura nessa fase será o melhor investimento a fazer como educador.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/

Anúncios

Obrigado por deixar registrado seu comentário, o Projeto Brasileirinho agradece e por favor sempre que desejar use este canal de comunicação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s